Como os guias se enquadram no dia a dia pelo mundo e algumas de suas características.
Guias regionais: “receptivos”, são aqueles especializados na cidade onde atuam. Recepcionam o turista que visita a região. Também conhecido como “guias locais“. Realizam transfer, city tour, e viagens.
São grandes conhecedores de seu Estado: geografia, história, eventos, entretenimento, gastronomia, aspectos culturais, onde comprar, singularidades regionais, etc.
PELO AMOR DE DEUS ESSA ULTIMA PARTE É A MAIS IMPORTANTE!! SINGULARIDADES REGIONAIS!!
Guias nacionais: São se responsabilizam pelo desenvolvimento da viagem, tem conhecimento genérico, dá informação, coordena programações de visitas e passeios, citytours, compras, refeições, horários, acomodação, hospedagem e organização dos turistas durante a viagem.
Necessita de guias locais e especializados para complementaridade de seu trabalho, estando sempre a seu lado para informações sobre o grupo.
UMA OBS: É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE SAIBA, OU SE INFORME, SOBRE LUGARES E/OU PARADAS ONDE POSSA TER UM BREACK COM O GRUPO PARA RESPIRAR E ANIMAR. UMA PARADA PARA IR AO BANHEIRO POR EXEMPLO, PODE SER EXCELENTE SE O LOCAL TIVER UMA LANCHONETE DIFERENTE, UMA VISTA BONITA, ETC.
Guias internacionais: Realizam todas as funções dos guias regional e nacional, além de atuar como intérprete. Devem conhecer no mínimo uma segunda língua.
OBS: A RESPONSABILIDADE AQUI É MUITO MAIOR DO QUE COM OS OUTROS GUIAS! IMAGINE QUE SE ALGO ACONTECER, SEJA LÁ O QUE FOR, VOCÊ ESTÁ EM OUTRO PAÍS E OS ÚNICOS PONTOS DE APOIO SÃO: EMPRESA DE RECEPTIVO LOCAL E O SEGURO VIAGEM!
Guias especializados: São especialistas, TIPO: natural (Reservas ecológicas), cultural (patrimônios, museus, arte barroca mineira, artesanato e folclore)… Mesmo o guia de business tem um grupo extremamente seleto e exigente.