Gramado: A cidade europeia no Brasil.

Colonizada em 1875 por alemães e italianos, a cidade teve esse nome pois era utilizada como caminho para boiadeiros em suas viagens. Por ter uma região vasta de pasto e gramado, deu-se o nome da então cidade povoada por José Manuel Corrêa e Tristão José Francisco Oliveira. Situada no estado do Rio Grande do Sul, Gramado é uma das cidades mais charmosas do Brasil.

Apesar de ter apenas 36 mil habitantes, a cidade é referência no turismo no país com vinícolas, parques naturais, fábricas de chocolates, além de um estilo bem similar de cidades europeias, especialmente de italianos e alemães.  Não é à toa que 40% da sua receita vem da renda externa.

(Natal Luz – Gramado)

Com inúmeras atividades para se fazer, fica difícil não querer visitar essa região. Mas traremos um pouco da cidade e o que se fazer em um passeio marcante. Aproveite e já separe as roupas de frio e o bloco de notas.

A cidade é repleta de pontos turísticos e variedade é o que não falta. Em Gramado há locais para todos os públicos e todas as idades. Um dos pontos mais visitados é o parque do Lago Negro. Um espaço aberto e ótimo para a prática desportiva, passeio com cães e andar de pedalinho. Famoso por sua história, o lago surgiu após um incêndio na região. Se você curte música, que tal a da melhor qualidade? O Museus dos Beatles inaugurado em 2016, contém mais de 1000 arquivos sobre a banda de Liverpool.

(Lago Negro – Gramado)

De forma cronológica o passeio pode ser muito divertido e de grande conhecimento cultural. Música, lago, e o que mais? Bem, já pensou em visitar um parque de gelo e ver o Olaf? Isso mesmo, o primeiro parque de gelo da América Latina chega a 26 graus negativos, durante o passeio, a criançada se diverte enquanto acompanha os artefatos históricos usados na segunda guerra mundial e de naufrágio. E o melhor, após essa aventura ainda tem um chocolate quente delicioso para se tomar. E você que em visitar a cidade, já se prepare, pois uma semana é pouco tempo para conhecer tudo. Anote aí no calendário e se planeje para a próxima viagem.

(Igreja Matriz São Pedro – Gramado)

Coronavírus

Mas como outras cidades do país, Gramado também foi atingida pela pandemia do coronavírus. De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, o número de casos positivos no estado já passa de 17.500. Com apenas 12 infectados e sem novos casos de contágio, o Prefeito da cidade, Fedoca Bertolucci, criticou o recuo da etapa laranja para a vermelha no Estado. Em nova reunião realizada terça feira (16), Eduardo Leite, Governador do Estado, se reunião com Fedoca, para antecipar a flexibilização de 15 para 7 dias. Após a reunião, o prefeito se diz esperançoso com a medida. “Fomos bem recebidos, mas o governador está cauteloso em relação aos últimos números do Covid-19, os quais não envolvem Gramado, cuja atuação não pode ser criticada desde o surgimento da pandemia até os dias de hoje. Mas vamos aguardar a promessa realizada de reexaminar a questão das microrregiões e a reclassificação das bandeiras”.

(Mapa da distancia entre Gramado e Canela)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: