Medjugorje, um santuário de fé

Uma vila pouca conhecida e explorada até o começo dos anos 1980, quando seis crianças tomaram um susto com a aparição de Virgem Maria. Os turistas que visitam a vila, com um pouco mais de 4 mil moradores, acreditam na história das crianças e da aparição no alto da colina o que torna esse pedacinho do mundo mais visitados pela crença católica, um lugar sagrado para o Papa, e faz com que a cidade sobreviva do turismo religioso. Em outro post falamos sobre tipos de turismo, então aqui está um excelente exemplo de como extrair o máximo de um lugar.

CAMINHOS

O ano da primeira aparição foi em 1981 e de lá para cá foram mais de 30 milhões de visitantes ao longo dos anos. Saindo de Split o caminho não toma muito mais que 2 horas contando o tempo que possa perder na aduana, e possivelmente uma paradinha técnica. Na aduana após apresentar o passaporte dificilmente pedirão algum documento a mais, lembrando que somos bem quistos, ou éramos, em praticamente todo o mundo. Se estiver em Mostar também na Bósnia o caminho é bem mais curto tomando apenas 40 minutos, e de Sarajevo já são quase 3 horas e uma serra cheia de curvas.

(Caminhos para Medjugorje)

DICA DA EQUIPE GUIAS & TRILHAS

Quando sair de Split faça o caminho para Sarajevo passando por Medjugorje, e na volta por Mostar. Se seu roteiro só contar com a Croácia reavalie a ida a Sarajevo passando por esse dois marcos na ida e na volta. É um trecho de 4 dias no máximo, já que em Medjugorje não é necessário mais que umas horas e Mostar a mesma coisa podendo ficar dois dias cheios em Sarajevo.

O QUE FAZER EM MEDJUGORJE

PAROQUIA DE MEDJUGORJE

Na região de Herzegovina a paroquia foi fundada em 1982, alguns anos após a aparição da virgem. Como a vila era pouco conhecida e tornou-se um centro religioso a igreja não acompanha construções antigas como em outras cidades da Bósnia ou Croácia em estilo medieval, e sim com estilo mais moderno acompanhando obras mais recentes.

Muitos croatas vivem por aqui já que a língua e a distância são próximas, então não se assuste caso veja muitos croatas pela cidade. Já vimos que os bósnios têm 3 religiões fortes com predominância muçulmana, mas os croatas são em sua maioria católicos e fazem parte do contexto da cidade.

(Uma água escorre pelo corpo da estátua, e os peregrinos entendem ser uma água abençoada! Mais um dos muitos milagres de Medjugorje)

AS APARIÇÕES

As seis crianças de nomes: Ivanla Ivankoc, Vicka Ivankovic, Ivan Dragicevic, Ivan Ivankovic, Milka Pavlovic, a mais conhecida nos dias atuais Marjana Ivankovic, tiveram esse primeiro contato com a Virgem Maria, e desde então têm tido aparições em todos os dias 2 de cada mês. Para surpresa de muitos as aparições se encerraram e para os bósnios parece que uma explicação é plausível.

Marjana recebia mensalmente as mensagens e parece ter recebido o decimo segredo de Maria o que segundo os seis videntes, se assim pode ser chamado, acarretaria no fim das aparições.

O local ainda é um lugar de pura fé e Marjana e seus companheiros ainda vivem aqui e perpetuam a fé católica recebendo os milhares de turistas todos os anos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: