A famosa caverna de Postojna e um dos locais mais visitados da Eslovênia guarda o segredo da lenda dos dragões. A história é simples: um pequeno serzinho de aparência próxima a uma lagartixa de nome interessante até, proteus, nada mais é que uma salamandra de metabolismo superbaixo e que não gosta de luz, falaremos dele mais a frente. Mas a caverna é linda e vale os 50 quilômetros de distância de Liubliana, e vale a pena fazer a visita mesmo que seja de tremzinho, isso mesmo, um trenzinho. Vamos aos detalhes?

CURIOSIDADES
As curiosidades são as mais diversas, começando por ser a atração mais visitada do país! E saindo do tremzinho você começa a caminhar por corredores muito espaçosos (não é apertado e não tem que passar por espaços apertados ao longo do trecho, então se tem algum medo de lugares apertados não se preocupe), sua rede subterrânea é de aproximadamente 20 quilômetros de extensão, não que vá caminhar ou passar por todo esse trajeto, e tudo muito bem iluminado por luzes artificiais e veja bem, toda a iluminação foi posta antes de Liubliana, capital da Eslovênia.

Um dos salões tem capacidade para dez mil pessoas e a acústica é uma das melhores para shows e eventos que exijam uma capacidade maior de sonoridade. O passeio dura aproximadamente uma hora e meia e o interior é repleto de estalactites e estalagmites passando por salões como o espaguete, vermelho e branco. Claro que você deve estar se perguntado o porquê desses nomes e isso se deve a coloração das pedras, e tudo isso pode ser visto bem de pertinho enquanto caminha pelas passarelas.

HISTORIA
Muitas lendas são trazidas daqui mas há evidencias de que era frequentada no século XIII, e posteriormente já no século XIX começou a ser explorada e uma grande personalidade que teve grande influência foi Francisco Ferdinand, imperador austro-húngaro, que decidiu fazer da caverna um ponto turístico. A caverna foi a primeira no mundo a contar com uma estação ferroviária.

Também foi utilizada durante as grandes guerras, porém nada tinha de turístico e passou a ser usada como armazém de combustíveis. Claro que não acabaria bem e um dos salões ficou marcado com suas paredes em tonalidade mais escura devido a uma explosão.

A LENDA DOS DRAGÕES
No começo do texto comentei sobre a lenda dos dragões, e realmente essas pequenas “lagartixas” existem e estão expostas no final do tour em um aquário. Os eslovenos acreditavam que um dragão habitava a caverna e sempre que tinha uma chuva forte esses pequeninos saiam mortos pela entrada. Lenda ou não, eles existem e não se esqueça do flash ao tirar suas fotos.

ESTRUTURA
Pelo lado de fora se encontram algumas lojas e restaurantes, com um estacionamento largo pelo lado de fora e uma escadaria para chegar ao topo. Ao longo do passo central você encontra os restaurantes e lojinhas, que brasileiro adora, e banheiros e muitas mesinhas para descansar caso preciso, na saída da caverna.




Curtiu nossas dicas de hoje,
Vem com a gente,
Equipe Guias & Trilhas.