Um comandante que conseguiu unir sob sua tutela seis países com diferentes culturas, raças, etnias, histórias, cultura e acima de tudo, religião! Uma época que mexeu muito com os cidadãos jugoslavos, ou eslavos do Sul (jugo – sul, eslavos), uma vez que a Rússia comandava boa parte do leste europeu desde o fim do século XIX.

Nascido na croácia e filho de lavradores flutuou entre exército russo e jugoslavo, e sempre com diretrizes comunistas em suas veias. A diplomacia era o ponto forte de Tito e sabia negociar e ser ouvido, e muitas vezes conseguiu o que parecia ser impossível. Como em 1939 quando volta a Jugoslávia, e consegue manter a neutralidade do país frente a segunda guerra mundial.

A paz não durou muito e viu os exércitos alemãs entrando em suas terras em 1941, e rapidamente toma a frente da batalha com um grupo de guerrilheiros que não se uniram ao exército de resistência. Um ano depois alcança o cargo de marechal do exército popular e presidente do governo provisório. Em 45 é proclamado presidente do conselho de ministros e ministro de defesa.

Após a segunda guerra, se viu entre o governo soviético e americano e sua situação só piorou quando derrubou um avião americano em uma tentativa frustrada de tomar o Trieste (entre a Eslovênia e a Itália). Tito se torna então o mediador entre os lados, mas se mantem mais do lado americano facilitando muitas negociações e adotando uma postura neutra para o bloco.

Foi nessa mesma época que a paz foi soberana nos Bálcãs, e seu líder mais uma vez conseguia alinhar as propostas de um lado e de outro. Essa paz foi difícil de ser alcançada e após sua morte em 1980 o cargo de presidente foi sendo exercido por diferentes pessoas e todas as diferenças que antes eram abafadas agora ressurgem, e os seis países Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro e Macedônia rompem e dão início a uma guerra de quase 10 anos até que seu últimos país se deslace em 1998 quando Montenegro por fim deixa de ser a saída da Sérvia para o mar.

(Mapa da antiga Jugoslávia – Terra de Tito)

Josip Broz, mais conhecido como Tito, nasceu em 7 de maio de 1892 e morreu em 4 de maio de 1980 na Eslovênia.

Equipe Guias & Trilhas

Vamos guias e trilhar a sua viagem.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: