A economia mundial está afetada?

Neste mês de março a economia mundial parece ter encontrado um dos maiores desafios da história moderna. Nos Estados Unidos não foi diferente e um pacote de estímulo econômico que supera os 2 Trilhões de dólares, acaba de ser aprovado pelo congresso. O impacto de toda essa movimentação serve para conter os altos índices de demissões e busca pelo seguro desemprego.

Esse recesso na economia determinou um crescimento contínuo dos americanos que vinha acontecendo há quase uma década, desde o efeito causado pela crise imobiliária de 2008/9. O seguro desemprego era muito mau visto pelo governo e congresso norte-americanos, pois semanalmente cada desempregado receberia em média 600 dólares o que geraria um rombo aos cofres, e que dessa maneira, fez o governo a autorizar a Federal Reserve a abrir mão por um lado e segurar em outro. A ideia agora é que mil dólares cheguem as mãos dos cidadãos que recebem até 75 mil por ano, o que de alguma forma tentará segurar as demissões e as entradas no seguro desemprego.

O que é a Federal Reserve?

A ideia da Federal Reserve é bem simples, pois regula a política monetária americana, ou, como podemos exemplificar, o nosso Banco Central.

Impacto do estimulo para o turismo:

Segundo a Chanceler alemã Ângela Merkel, a crise do coronavirus é maior que a segunda guerra mundial e acreditamos que uma alemã, da idade e importância dela, tenha propriedade para falar sobre riscos e situações extremas que seu país tenha passado.

O impacto é grande para todos, os hospitais preveem e veem o colapso, principalmente, nos grandes centros da Europa e Estados Unidos. Mundo a fora teatros, museus, cinemas, comercio entre outros meios de geração de empregos como o turismo. Bem, é aqui que o Guias & Trilhas volta aquela listinha que falamos umas semanas atrás, de como tudo ao seu redor é relacionado ao turismo. Se cerca de 12 milhões de pessoas estão ligadas de alguma maneira ao turismo de aviação, ou seja, aeroportos, cias aéreas, seguranças, comercio, transporte terrestre, agências de viagens especializadas, então imagine quando a economia começa a afetar aqueles que pouco vemos.

Economia e turismo:

As peças de teatro que enchem nossos olhos mundo a fora trazendo a cultura local, as grandes bandas e orquestras que se preparam por anos, aquela artesã que passou dias fazendo aquele tricô e quando o turista passa sempre leva para colocar na mesa de casa, ou aquele guia engraçado e cheio de cultura que fica o dia a seu dispor em meio a uma explicação e outra, depois de levar a um museu, contar um pouco sobre a economia da cidade, falar sobre o histórico da cidade, ainda te indica a um bom restaurante e aquela confeitaria que todos da cidade adoram, contudo o capital não gira numa situação dessas.

A economia global está afetada sim, os hotéis contando os quartos que ainda tem hóspedes, os aplicativos de transportes limitados, e políticos arrancando os cabelos para ver se encontram uma saída para a quebra do Estado.

Se até momento você ainda acha que o turismo não está em todo lugar então vamos a mais um ponto, ou melhor, vamos ao epicentro de onde tudo começou, a China. Até fevereiro a economia chinesa vinha apresentando pequena melhora se relacionada aos anos anteriores, obviamente por se tratar de um país que tem tido um crescimento continuo nas duas últimas décadas e apresentar pequena melhora já significa muita coisa. 

Em coletiva Li Xingqian, diretor de departamento de comércio exterior do ministério, disse que as importações e exportações deveriam cair acentuadamente e foi exatamente isso que vimos. A China é o maior exportador do mundo, o que representa quase 20% do PIB. O setor de serviços do turismo foi altamente afetado e não à toa viu-se um clamor e correria para que se higienizasse ruas, fechassem ruas, e que as pessoas fossem obrigadas a passar por procedimentos especiais por toda parte. O crescimento do país terá queda acentuada no primeiro trimestre do ano.

Para finalizar o que estamos passando desde o início da crise, mais uma vez faz parte de um evento histórico e mais uma vez entramos no âmbito do turismo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: