Vimos essa informação há pouco tempo e prontamente paramos para uma rápida análise do contexto dessa novidade aos cariocas. Essa ação é muito importante para o turismo e economia da cidade, e pode gerar bons frutos a curtíssimo prazo.

Bem pelo menos foi essa a nossa primeira impressão do caso Lapa, mas com calma fomos vendo algumas declarações como a do ex subsecretário onde diz estar crente de um trabalho enlaçado entre população, comerciantes e governo.

E por que Guias e Trilhas vocês se preocupam?

Se a ideia é fazer da área um lugar mais atrativo a você turista, então colocar um monumento que é um verdadeiro chamariz para câmeras, celulares, carteiras, bolsas, e turistas dos mais variados em zona não tão segura não parece uma boa ideia, logo a segurança e planejamento deveriam ter vindo em primeiro lugar. Vale lembrar que outro bairro super conhecido fica ao lado e também vem sofrendo com a violência, afinal o bondinho de Santa Tereza é lindo, porém sofre assim como praticamente toda o restante da cidade.

Parece que o governo do estado tem essa preocupação em atrair ainda mais turistas, uma vez que a cidade já é um atrativo natural e mundialmente conhecido, e que tentar trazer mais uma atração pode ser sim o pontapé inicial para uma retomada. Em outro post nosso, enfatizamos a questão de se preparar melhor a estrutura turística antes de tomar alguma decisão que possa mexer com a economia local, ou como no caso do Rio de Janeiro, a esperança.

Em entrevista Caio Leitão, um dos idealizadores do projeto, reitera o pensamento de que precisamos cuidar de nosso patrimônio e parece estar falando de conscientização. Bem, se esse for o caso então que o governo faça sua parte e divulgue de maneira coerente e cuidadosa tanto para os turistas como também para a população.

Acreditamos que se os cariocas em um âmbito geral acreditarem que uma ação dessas pode fazer a diferença, então vão abraçar a causa e respeitar ainda mais um dos bairros mais frequentados da cidade.

Se você ainda não foi ao Rio, não deixe de passar pela Lapa durante o dia e a noite. Os arcos da lapa são muito conhecidos e muito bonitos também. Em breve publicaremos um pequeno roteiro para quem quiser fazer um tour pelo centro da cidade caminhando. Isso mesmo um walking tour passando pela Lapa e proximidades e pode acreditar que existem inúmeras atrações pelas redondezas.

Vem com a gente,

Guias & Trilhas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: