Em nosso último post falamos sobre a dificuldade do turismo se manter crescente lá fora, então decidimos dar uma mãozinha aos nossos visitantes para quando decidirem aparecer.

Vamos aos 10 mais, e resumido porque enxugamos ao máximo:

1 – Vamos começar de um jeito descontraído, pois esse é nosso jeito, nosso costume, nossa cultura. Me perguntaram algumas vezes pelas andanças se tínhamos leões caminhando e devorando pessoas nas ruas. Caro visitante, não temos animais selvagens fora das florestas e os que encontramos nas cidades costumam ser tão receptivos quanto nós mesmos. Então venha e se divirta sem maiores preocupações. Obs: não temos leões no Brasil.

Região de Três Rios – Encontro dos 3 rios da região.

2 – Vamos voltando para a realidade e saber que nos grandes centros o transito é intenso praticamente o dia todo, então uma boa opção é tomar um metro. Bem, tome o metro fora das horas de rush para não virar uma sardinha enlatada.

3 – Dica bacana: A grande maioria das cidades tem áreas verdes com belezas naturais incríveis. É de verdade um país agraciado e vale a pena conhecer centros fora do eixo Rio – São Paulo. Algumas dicas para futuras buscas: Lençóis Maranhenses, Natal, Florianópolis, Paraty, Angra dos Reis, Petrópolis, Bonito, e algumas puramente verdes como: Chapada diamantina, Chapada dos veadeiros, e a mais conhecida e mais cara também: Fernando de Noronha.

Vale do Amor – Petrópolis – Rio de Janeiro

4 – Temos comidas típicas muito bacanas por aqui também então não deixe de apreciar a feijoada, que é um conjunto de feijões pretos, com carne de porco geralmente acompanhada de arroz, couve e laranjas. Além de ser uma delícia ainda tem história, e para não estragar a surpresa basta adiantar que os escravos deram início a esse prato tão conhecido pelos brasileiros. Vamos deixar mais alguns para quem quiser fazer um tour gastronômico: Strogonoff, moqueca, pão de queijo, carne de sol, tapioca, e por fim dois produtos que hoje formam a cara do brasil quando falamos em comida típica: Açaí e café. Esses tem ganhado muita força nos últimos anos e praticamente a cada esquina você encontra uma cafeteria e uma casa especializada em açaí.

5 – As maiores qualidades dos brasileiros são sem dúvida, a simpatia e o bom humor. Tudo por aqui vira piada e muito sorriso no rosto, então não se assuste se abrir alguma rede social e vir algum amigo brasileiro fazendo farra com situações consideradas “serias” em seu país. O sendo de humor vem sendo utilizado com sátiras e gozações há anos como uma boa maneira de chamar a atenção da população para problemas relevantes.

6 – Apesar da aparente vida tranquila que levamos, ainda passamos por situações mais complicadas no dia a dia. Como foi falado acima dos metros, temos dificuldades com ônibus e estradas por todo o território nacional. Caso resolva alugar um carro, não se assuste com as más condições das estradas e a má sinalização em inglês.

7 – Essa é fácil. Brasileiro não está acostumado a falar inglês, ou espanhol e mesmo com dificuldades claras a tentativa e a empatia fazem a diferença. No caso de um hotel ou restaurante, o problema se agrava, pois quem fala a língua e é bom profissional não acaba não aceitando o salário oferecido. Quando vier então procure palavras de uso comum, ainal uma mão lava a outra.

8 – Temos dificuldades, mas também temos festas incríveis por todo o país. Quando vier não se prenda somente ao carnaval que já está super famoso no mundo todo. Somos um povo que mistura diversas etnias e correr o Brasil em busca de festas sempre parece uma boa opção. Vamos deixar algumas das mais conhecidas: Festa de São João, Festa de Barretos, Círio de Nazaré, Oktoberfest, Bauernfest, e o Nordeste guarda uma imensidão de festas o ano todo. Somos um país de base católica então é normal termos feriados o ano todo com muita festa e folclore para os mais diferentes gostos. Não se acanhe e venha de braços abertos.

9 – Uma das coisas que o brasileiro não se envergonha é de cobrar os 10% em alguns serviços como bares e restaurantes. Não é normal deixar caixinha, ou gorjeta. Não temos esse costume, então se você gostou do serviço e quer ver o sorriso estampado no rosto de quem te atendeu deixe a famosa caixinha e sua próxima visita ao estabelecimento será fora do normal. Quem não gosta de receber um dinheiro extra pelo bom serviço, não é?

10 – Acostume-se com o famoso jeitinho brasileiro. Todo problema tem um jeito mais fácil de ser resolvido e o brasileiro é mestre descobrir esse jeitinho de facilitar as coisas. As vezes não dá certo, e muitas vezes foge um pouco da ética. Tome cuidado com esse jeitinho, mas entre no clima e de risada, pois as saídas encontradas são, geralmente, muito divertidas. Mas Guias & Trilhas por que vocês estão postando algo que nós já sabemos? Temos que começar a divulgar nosso país, nossa cultura, e temos contatos que falam português pelo mundo e que vivem nos perguntando e pedindo dicas do Brasil. Faltou alguma dica? Algum detalhe? Mande uma mensagem e nos deixe saber. Nossos amigos estão loucos para poder nos visitar e curtir tudo que podemos oferecer.

Tentamos resumir, mas não podíamos deixar de fora o artesanato.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: