Hoje temos em nossa pauta uma questão que pode passar despercebida em nossas viagens: alguns de nossos ícones nacionais. Vamos começar então com Oscar Niemeyer que foi sem dúvida um dos maiores nomes de nossa curta história.

Nascido em 1907 na cidade do Rio de Janeiro, em uma época com pouquíssimo acesso a informação, lembrando que os grandes meios de comunicação em massa e a própria internet ganham força a partir da década de 30 e 40, o mundo dá as boas-vindas ao que se tornaria um dos mais conhecidos e reconhecidos arquitetos do mundo.

A importância dessa personalidade em nossa história gerou por fim a Fundação Oscar Niemeyer, que tem por finalidade incentivar pesquisas em urbanização e arquitetura são bons exemplos, alguns cursos são promovidos e a promoção de acervos culturais representam bem o que a fundação significa.

Agora que sabemos um pouco mais sobre Niemeyer, vamos a algumas de suas obras e locais para visitação pelo Brasil afora.

Se você caminha pela cidade do Rio, tire um tempo para conhecer a cidade sorriso. Não conhece? Niterói pessoal, e é conhecida como cidade sorriso pela qualidade de vida e a melhor vista da cidade maravilhosa. Passeando pela cidade não tem como não tropeçar no disco voador, como as crianças costumar dizer, mas que na verdade é o MAC (Museu de Arte Contemporânea) inaugurado em 96 e conta com inúmeras obras e que fazem junto a vista, uma parada obrigatória em Niterói.

Em são Paulo temos mais 2 opções bem legais também, lembrando que nem sempre temos que entrar e visitar algumas das atrações. Algumas vezes podemos simplesmente passar e nos deliciar com a grandiosidade desses monumentos. Em nossa maior cidade onde a cultura, arquitetura e estilos fazem da cidade uma verdadeira miscelânea de gêneros e inclinações.

Bem, começamos pelo Edifício Copan em forma de S, e mesmo tendo uma beleza única por fora, guarda em seu interior algumas obras que valem a visita, mas não se assuste caso veja alguns moradores, pois o edifício divide seu espaço com alguns apartamentos. O outro ponto a ser visitado é o Memorial da América Latina, que na verdade é um complexo de edifícios e o mais icônico a imagem de uma mão com o mapa da américa latina em de ferida, chocante para ser mais honesto.

Os próximos 2 você já deve ter escutado falar em algum momento de sua vida, mas vou deixar para sempre ter na lista o que visitar.

Quem nunca foi BH não sabe o que está perdendo e a cidade é incrível, cheio de altos e baixos com ladeiras que parecem sem fim. Foi aqui que, as margens da Pampulha, foi inaugurado outro complexo com a museu de arte, casa de bailes e claro o edifício Niemeyer inspirado na paisagem mais comum em Minas Gerais, suas montanhas conhecidas mundialmente.

A segunda que não podemos deixar passar é a capital nacional, Brasília. Voce consegue imaginar uma cidade projetada? Quando falamos assim mais parece algo vindo de Dubai, não é mesmo? Mas nesse caso nossa capital foi erguida sobre os cuidadosos olhos de Niemeyer. Então, quando for passar por aqui não deixe de entrar na Catedral Metropolitana, independente de religião a obra feita vale a visita.

É isso por hoje pessoal,  e se tiverem alguma sugestão, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: