Importância da Unesco:

 

Uma das coisas mais importantes em nosso cotidiano e que, infelizmente, não nos damos conta que nossos costumes fazem de nosso povo o que somos. A cultura, ou seja, o acumulo de costumes e história compõem o que a Unesco vem lutando para defender desde a década de 40, após a segunda guerra mundial.

Hoje no brasil temos uma lista extensa de cidades que foram abraçadas pela Unesco. Quem vive em cidades históricas, ou que vive de sua cultura como Olinda e Salvador sabe a importância de ter sua história e passado sendo defendidos e respirando aliviado sabendo que o passado não está esquecido.

Quando nos programamos para uma viagem pelo mundo, muitas das vezes não nos damos conta que aquela cidadezinha no interior com casinhas preservadas, e os locais com suas festas super tradicionais e aquelas roupinhas clássicas em cada evento fazem parte na verdade de uma preocupação para a preservação de uma instituição que considera importante para a humanidade a conservação da cultura, ciência, educação e porque não das comunicações.

Então sempre que viajar, seja para o Brasil ou pra fora, procure por aquelas cidades e regiões onde a Unesco tenha esticado seus braços e buscado proteger essa parte do mudo. A certeza de que a cultura estará preservada fará de sua viagem ainda mais inesquecível. Se um dia você puder me perguntar por onde andei e quais foram as cidades que mais me chamaram a atenção, com toda certeza ficarei na dúvida entre México e Croácia, pois exibem uma história riquíssima e ainda tenho uma listinha de lugares que quero visitar.

Quando pensar em Unesco, pense: Preservação da cultura. Quando países de primeiro mundo reclamam da falta de incentivo, pode-se pensar que o foco pode estar voltado para o 3° mundo já que o estimulo a preservação e as condições nem sempre suprem a essa necessidade, e podemos ver de perto aqui no Brasil quando perdemos acervos e locais de conservação de nossa cultura por falta de manutenção e interesse de órgão públicos.

Em breve deixarei minha lista de locais que ainda quero visitar e quem sabe a gente não se encontra por ai, não é verdade ? E por hora deixo uma de minhas favoritas.

Morélia a cidade rosa

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: