Protegia um povo livre e em 1811 começaram um projeto de emancipação e crescimento territorial contra a coroa espanhola. Artigas vem de uma formação rural, cresceu entre índios e se preocupava em defender os menos favorecidos e trazia consigo a ideia de país liberto para todos.
Em 1813 reúne esforços para formar uma confederação e em uma reunião onde se propunha uma república fora de Buenos Aires, que era a detentora do poder sobre províncias onde hoje se encontram em Uruguai e argentina, entretanto os deputados a favor da revolução são tirados da reunião. Deputados estes enviados por Artigas para que pudessem discutir e implementar o Estado unido. Sendo assim duas frentes foram formadas, uma delas pelos membros da liga de Buenos Aires que pouco a pouco foram perdendo força, a outra a liga que queria os povos livres.
Artigas buscava uma nação independente, republicana e federal, Liberdade civil e religiosa e assim como sua formação exigia garantir a humanidade para os mais carentes e tudo isso era uma verdadeira ameaça aos portenhos e consequentemente para a coroa.
Após tantas discussões e guerras em 1814 o poder de Buenos Aires fica dividido entre as províncias de Buenos aires e as províncias dos povos unidos liderado por Artigas que em 1815 vê os vizinhos portenhos enviarem dois representantes para conversarem e não chegaram a um acordo e voltaram a guerrear, porem desde 1814 com as províncias já unidas contra Buenos Aires já era consolidada a independência.
(Link para Montevideo)
As tentativas portenhas não cessam e se intensificam com a entrada dos portugueses que buscavam território pelo lado onde se encontrava Artigas que depois de 4 anos por fim cai.
Em outras palavras, Artigas lutou por um país federalista que fugia da centralização de Buenos Aires, unificou o lado oriental que ficava entre Brasil e Argentina e dividiu o território entre a população incentivando assim a busca pela independência. Mesmo caindo frente a invasão portuguesa, o Uruguai formou o que hoje é conhecido como país graças as intervenções de Artigas.