Essa joia sem sombra de duvidas é uma de minhas favoritas. Quando tenho passageiros novos sempre digo que essa joia, possui a beleza natural mais interessante das pequenas ilhas. Se você parar de frente para o mar, terá a suas costas a cidade antiga de marco pólo e da famosa Moreska, cercada pela pequena fortificação que ainda insiste em ficar de pé, a sua frente o contraste das suas famosas rochas e a água extremamente esmeralda e para fechar as montanhas calcárias fechando o cenário.

11063773_1061853200510543_4579275886980128227_n

(Moreska – viagem a Croácia – Korcula)

A cidade é linda da hora que se chega a hora que se sai. Isso deve ter pensado Marco Pólo, que deixou um legado de duvida e muita festa com relação ao local de seu nascimento. Os croatas e principalmente os cidadãos da cidade, lutam para que sua naturalidade seja efetivada e nomeada de Korcula. De qualquer forma, se ele nasceu ou não na cidade, o mais importante é que teve como ponto estratégico sua passagem por aqui.

(Casa de Marco Polo – Croácia – Korcula)

A cidade foi construída com prédios “altos” e corredores que levam ao mar. Isso impede que no verão as altas temperaturas cheguem a ser um problema, e hoje principalmente já que suas muralhas já não circundam toda a cidade. O centro histórico é pequenino e alguns pontos cruciais da cidade são muito fáceis de serem encontrados. Como disse, a cidade conta com inúmeros corredores que cortam a cidade de lado a lado, mas a entrada vinda do continente é linda.

10931195_1061077373921459_4188458175358291389_n

(Uma das entradas a cidade)

É uma escadaria toda de pedra, e encima leva uma torre de um dos fortes que erguiam a cidade. Entrando por essa porta, um corredor seguindo reto leva a catedral e pode-se ver uma das torres já ao entrar pelo portão. Em frente a catedral, esta um museu bem engraçadinho que mostra como eram as casas na época medieval. Dos lados da igreja, coisas interessantes a rodeiam. Se você estiver de costas para a catedral, ao lado esquerdo há uma sorveteria pequena, mas que conta com o famoso e muito cremoso sorvete croata. Já ao lado direito na pequena rua que segue, a casa de Marco Pólo. Tem ate uma lojinha de lembrancinhas bem caricata do famoso viajante.

11391374_1061077297254800_8743511138280780673_n

(Museu e casa – detalhe que ao entrar a cozinha fica no ultimo andar)

A noite tive a chance de conhecer uma tradição local. Um grupo hiper tradicional vem mantendo uma peça de teatro ainda viva. É uma mistura de dança com atuação, onde dois exércitos se encontram em nome do amor. É bem legal ver como eles ainda mantém viva essa herança. Exércitos vermelho e preto gradeando pelo amor da princesa, e com suas espadas erguidas disputam faísca a faísca. Isso mesmo faísca, fazem questão de que saia faíscas todo o tempo. Vale a pena parar para ver o show, fui a um teatro e já pude ir ao teatro a céu aberto, e aproveitando que agora eles encurtaram um pouco o espetáculo. Já estive em apresentações que pareciam sem fim, agora pelo menos ficou um show enxuto e muito mais dinâmico.

Moreska

Uma ultima dica, caso queira entrar no mar não esqueça de comprar um sapatinho daqueles tipo escalada. Protege bem contra as pedrinhas já que é muito difícil encontrar praias de areia. Um detalhe é tem espalhados por todas as praias um bichinho muito chato, um tal de ouriço. Não há sapatinho que resolva, sendo assim comprem o sapatinho e entrem na água olhando para o chão já que é muito fácil de ver onde se pisa.

 

(Catedral e em frente, ao lado da casa antiga, está a sorveteria ! não provou ?)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: